January 16, 2018

Conheça as Torres de Bonsucesso às margens da rodovia RJ 130, que liga os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo. Essa imponente formação rochosa faz parte do Parque Estadual dos Três Picos.

Da RJ 130 até o início da trilha são aproximadamente três quilômetros de estrada de terra. O local conta com estacionamento para carros e motos.
Logo no início da trilha você encontra uma bica d’água feita pelos próprios moradores da região. Uma dica é levar uma bolsa térmica de hidratação.
O nosso objetivo hoje é chegar até o mirante da Pedra do Ferro de Passar, o primeiro dos quatro mirantes das Torres. Até lá serão aproximadamente três quilômetros de subida.
Encaramos uma mata bem fechada, porém a trilha é bem marcada com vários auxílios para subida como degraus e raízes. A trilha é bem quente e úmida, clima típico da Mata Atlântica.
Classificada como semipesada, a trilha conta com vários obstáculos naturais. Alguns pontos são bem íngremes e é preciso usar os pés e as mãos para vencer os obstáculos.
Um pouco mais de uma hora na trilha e chegamos na parte com vegetação mais rasteira, onde já podemos ter um melhor visual das torres.
As imponentes “Torres de Bonsucesso” formam um enorme paredão vertical de mais de meio quilômetro de rochas lisas compostas de granito, que se estendem por toda a cabeceira do Vale do Lúcio. Os paredões possuem grandes fendas que vão desde a base até o pico, dando a impressão de que realmente são grandes torres. As Torres de Bonsucesso são formadas pelo Ferro de Passar com 1.630 metros, a Torre Central com 1.860 e a Torre Maior, chegando aos incríveis 2.000 metros de altitude.
Ao alcançar o cume do Ferro de Passar podemos ter uma visão em 360 graus de toda região. Do mirante podemos ver algumas formações como a Mulher de Pedra, Capacete e Morro dos Cabritos e com o tempo limpo até mesmo as montanhas que formam a Serra dos Órgãos – como Dedo de Deus, Escalavrado e Pedra do Sino.
Com o pôr do sol chegando, foi só sentar e curtir o incrível final de tarde.



Deixe seu Comentário

Desenvolvido por Clube Radical